sexta-feira, 15 de junho de 2012


Consu aprova: docentes vão poder dedicar mais tempo à pesquisa e publicação

Os professores da UNEB em regime de dedicação exclusiva (DE) ou com carga de 40 horas semanais, que comprovem a realização de trabalhos de pesquisa e extensão, vão poder dedicar 20h de expediente por semana para a produção científica, técnica ou artística.
A novidade faz parte das alterações realizadas na Resolução 346/2005, que institui normas para a distribuição de carga horária docente na universidade, aprovadas durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) — instância máxima deliberativa da UNEB —, realizada na tarde de hoje (5), no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), Campus I da universidade, em Salvador.
“Podemos dizer que esta foi uma reunião histórica. A partir do que decidimos neste dia, vamos poder articular da melhor forma possível as demandas dos docentes da universidade”, destacou o reitor, Lourisvaldo Valentim.
Entre outras alterações aprovadas durante a reunião extraordinária, estão as mudanças nas normas para a alteração de regime de trabalho, controle de frequência, acompanhamento e avaliação do trabalho docente.
As propostas foram elaboradas por uma comissão constituída por conselheiros do Consu, presidida pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, Marcelo Ávila.
“Os professores agora terão mais tempo para dedicar à pesquisa. Com essas revisões na Resolução 346, podemos caminhar para uma convivência mais harmoniosa e manter a vinculação do professor com a graduação e a pós-graduação”, destacou Marcelo.
Membro da comissão, o diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas (DCHT) do Campus XXIII (Seabra), Gildeci Leite, considera que “as alterações promovidas pela Consu oportunizam ao professor da universidade a capacidade de contribuir mais com a produção e publicação de trabalhos acadêmicos, o que é fundamental para o reconhecimento do status de universidade desta instituição”.
As alterações na Resolução 365/2005 e a minuta com as normas para a mudanças no regime de trabalho docente serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).
A reunião extraordinária contou com a presença de 42 conselheiros — de um total de 47 membros do colegiado —, entre diretores de departamento da capital e interior do estado, representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo, além de integrantes da administração central. O reitor Lourisvaldo Valentim, presidente do Consu, e os pró-reitores Marcelo Ávila e José Bites compuseram a mesa coordenadora do encontro.
Fonte: Ascom/UNEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário